terça-feira, 22 de junho de 2010

Quem sou eu como professora e aprendiz?

TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO:ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
ATIVIDADE 1_MARIA DA CONSOLAÇÃO NUNES COSTA MACIEL



QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ



Como professora procura despertara a curiosidade dos alunos, desenvolvendo projetos com diferentes enfoques de aprendizagens e cidadania para os alunos. Dentre as ações realizadas na escola, o que mais se destaca com maior evidência e resultados: O resgate a auto-estima dos educandos, investindo e em atividades que valorize as habilidades dos alunos e a crença em si mesmo, prevalecendo de situações diárias.Outro enfoque é a saúde dos alunos, que é vista como prioridade, prioridade, para isso eu professora planejo minhas aulas fazendo relação com os conteúdos trabalhados, considerando o bem estar dos alunos.
Ao desenvolver esse trabalho com a turma não descarto o conteúdo para conciliar as ações anteriores, procuro ampliar os meus conhecimentos a cerca de conceitos explicados em sala com paciência, para que os alunos possam entender melhor a realidade, dando enfoque a autoconfiança dos alunos, priorizando o contexto, as interações, com aulas recheadas com trocas de experiência, com aulas dinâmicas e com atividade que proporciona ao aluno reflexões do social no qual está sendo inserido.
A sistematização das aulas é avaliada diariamente por mim quanto professora.E através dessa análise que se percebem os pontos positivos da turma e aqueles que precisam de maiores atenção. Esse procedimento possibilita conexões importantes para que a eu busque um novo jeito de andar com a turma buscando parceria com outros professores da escola, com outras instituições para receber donativos que atendem as necessidades dos alunos, parceiros que realizam palestra educativas. Há um empreendimento que eu faço para cativar os alunosPara que os resultados não reflita de maneira negativa para aqueles que não tiveram um bom desempenho.
Também eis o um fator primordial que podemos oferecer quanto escola e professor não somente os conteúdos conceituais, presente na proposta curricular como também com a formação plena do educando e a melhoria de suas condições de vida.Então o meu objetivo maior é formar sujeitos ativos capazes de exercer, de fato, a cidadania no processo de desenvolvimento humano, bem

Um comentário:

  1. Olá professora Consolação,

    Interessante as observações sobre a sua aula utilizando as TIC, continue fazendo uso dessas ferramentas com seus alunos.

    ResponderExcluir